sexta-feira

Histórico da Escola Municipal Orlando Luiz Basei

A história do ensino em Novo Sarandi teve início no ano de 1952, em uma sala, junto ao escritório da Companhia MARIPÁ (República). Na mesma construção também funcionava a subprefeitura e moradia. Esta sala de aula tinha entre 12 a 15 alunos, sendo os primeiros professores Edgar Helger e Odila Libera Fiorentim.
Mais tarde esses alunos foram transferidos para uma sala em uma casa (hoje local onde mora o Sr. Giordani), também com 12 a 15 alunos em classe multisseriada, tendo como professora Odila Libera Fiorentim e Lídia Baudino. Esta casa logo foi vendida e os alunos transferidos para a Igreja Católica.
Em 1954, logo após as eleições, foi pedido e construído o Grupo Escolar, que recebeu o nome de Escola Isolada de Novo Sarandi, que iniciou suas atividades no ano de 1955, com aproximadamente 45 alunos, tendo como primeiro diretor de 1ª à 4ª série o Professor Edgar Helger. Mais tarde a escola passou a chamar-se Grupo Escolar Carlos Gomes. Em 1969 e 1970 havia uma extensão da escola na Igreja Evangélica.
No Ano de 1964 foi construído o prédio da Escola CNEC, onde no ano seguinte começa a implantação de 5ª à 8ª série, prédio esse onde hoje é a Escola Municipal Orlando Luiz Basei.
Com a demanda de alunos em 1970, a escola CNEC, cedeu algumas salas para 1ª à 4ª série.
Em 1976 foi construído o prédio da Escola Municipal com o nome de Grupo Escolar Carlos Gomes, hoje é o prédio do Colégio Estadual Novo Sarandi.
No ano de 1980 a Escola Municipal passou a ser denominada Escola Municipal Orlando Luiz Basei – ensino Pré-Escolar e de 1º Grau.
ORLANDO LUIZ BASEI nasceu no dia 18 de junho de 1930, na cidade de Gramado, Estado do Rio Grande do Sul. Filho de Vitor Basei e Ana Basei, residiu 20 anos em Concórdia, Santa Catarina, de onde transferiu residência para o distrito de Novo Sarandi, Toledo, no ano de 1957. Casou-se com Iria Vencato e desta união tiveram quatro filhos: Iolanda, Irene, Sônia e Jorge.
Sua participação na comunidade de Novo Sarandi foi sempre muito ativa. Desde 1972 fez parte da Comissão Fundadora do Ginásio de Novo Sarandi, exercendo o cargo de tesoureiro. Em 1975 foi Presidente da APM (Associação de Pais e Professores) da Escola Carlos Gomes. Foi subprefeito de Novo Sarandi por um período de 4 anos (1969 a 1973) e ainda foi membro ativo do Movimento Cursilhista.
Orlando Luiz Basei foi sempre uma pessoa que apreciava muito a leitura. Dentre os autores, gostava muito de Camões, Julio Verne, entre outros. Sempre incentivou seus filhos para lerem, através de obras da Literatura Infantil, despertando neles o gosto pela leitura.
Orlando Luiz Basei, faleceu no dia 29 de agosto de 1976, aos 46 anos.
No ano de 1980, a Escola Municipal, por determinação da Secretaria da Educação, não poderia permanecer com o mesmo nome que a Escola Estadual, sendo na época chamadas de Escola Carlos Gomes – Ensino de 1º Grau.
Em reunião realizada no dia 12 de agosto de 1980, membros da diretoria da APP, reuniram-se e levantaram uma lista tríplice com os seguintes nomes: Ângelo Citadin, Profº. Eloi Kochemborger e Orlando Luiz Basei. Em votação secreta foi escolhido o nome da escola, ficando assim denominada: ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO LUIZ BASEI.
Por muitos anos a Escola Municipal e o Colégio Estadual utilizaram os prédios de forma compartilhada, mas a partir de 2003 as escolas passaram a funcionar em prédios próprios.

Um comentário:

  1. Muito bonito o histórico da Escola. Mas, seria muito mais interessante se, ao lado do nome de cada Professor constasse sua Graduação. Assim seria um Histórico muito mais Rico. E a Escola teria um conceito muito , mas, muito melhor.

    ResponderExcluir